S11E24 - Rest in Peace (Descanse em Paz) - Season Finale
Eugene Porter (Josh McDermitt) e Gabriel Stokes (Seth Gilliam) - Divulgação / AMC |
É isso, o fim de uma era. Há 12 anos atrás surgia uma das mais prestigiadas adaptações dos quadrinhos americanos de todos os tempos. Com uma temática clássica já conhecida, entre produções trashs e terror clássico, a série originada nos personagens de Robert Kirkman estreava na TV mundial como um pavil a toda velocidade, prestes a explodir no gosto de crítica e público. Mesmo com as quedas constantes de audiência, não se pode negar que The Walking Dead foi um dos marcos entre séries de tv. Assim como Lost foi o divisor de águas para uma nova era de maratonas, e Breaking Bad mostrou que a originalidade ainda existia entre os roteiristas, The Walking Dead mostrou que temas clássicos podem ter poder, se reinventadas de maneira criativa.
No episódio de número 24 da 11ª temporada podemos presenciar o final de uma saga épica atravessando toda uma geração de fãs. E viemos por meio deste então listar os principais acontecimentos deste episódio, intitulado "Descanse em Paz".
Daryl salva Judith em modo Shane
Divulgação / AMC |
A ascenção e queda de Rosita
Rosita Espinosa (Christian Serratos) - Divulgação / AMC |
Uma nova-velha surpresa para a série: OS ZUMBIS INTELIGENTES
Divulgação / AMC |
Negan dando boas maneiras para Maggie
Maggie Greene (Lauren Cohan) - Divulgação / AMC |
Ao contrário de Rosita, durante toda a temporada, Negan e Maggie vem presenciando embates psicológicos por toda a temporada atual. E isso é encerrado aqui neste último episódio de maneira bem madura. Maggie está convicta que matar a governadora Pamela é a melhor solução, e para a surpresa dela, Negan tenta mostrar a ela de que a vingança e morte não é a melhor solução (Hipocrisia tardia?). Para Negan a prisão de Pamela com vida é o maior sofrimento que ela poderá enfrentar (experiencia própria do personagem que matou muitos e foi preso por Rick para padecer numa cela).
Negan não foi perdoado
Todos estavam esperando por uma luta mortal entre Negan e Maggie, a quem diga que só um iria sobreviver ao final. Quem ganharia, a viúva ou Negan ? Pois bem, até discutimos isso na resenha de Acheron: Part I e II, mas no final a conversa prevaleceu, mas sem perdão. Maggie diz friamente que NUNCA irá perdoar Negan, apesar de compreender que ele está tentando mudar e se arrependeu, mas que ela amava demais Glenn e que não poderia nunca perdoar o que Negan tinha feito. Aquilo para Negan foi pior que a morte, com certeza. Querer ser perdoado por algo que se arrependeu e nunca ter isso, deve ter doído mas que tudo para Negan. Ao final do episódio, esta resposta é ilustrada pelo grupo todo, que está em harmonia almoçando em família, enquanto pela janela Daryl presencia Negan, que não foi convidado se retirando para longe de todos. O personagem pagará todas as mortes da série com o pior dos castigos: o remorso.
Ezequiel. De Rei á Governador
Rei Ezekiel (Khary Payton) - Divulgação / AMC |
Ezekiel perdeu o Reino há várias temporadas, mas nós sempre olhamos para o personagem, e vemos que ele ainda tinha o poder sobre todos. Já dizia o ditado, "O Rei nunca perde sua majestade", e com The Walking Dead não foi diferente. Após um ano depois do ataque da gigantesca horda de mortos a Commonwealth, com Pamela presa, Ezekiel assume como Governador, e Mercer como seu vice, trazendo uma nova administração para a maior cidade da série.
É Rick Grimes Senhoras e Senhores !
Rick Grimes (Andrew Lincoln) - Divulgação / AMC |
Ele abriu a série, e ele fechou a série. Considerado o melhor líder de equipe que a TV norte americana já teve, Rick Grimes finalmente dá as caras nos últimos minutos do episódio, entregando o que todos esperavam dele: Esperança. Ele aparece em um momento antes de perder a bolsa que Michonne achou em sua busca, descalço, escrevendo uma carta. Um flashback com os principais personagens da série surge, trazendo uma nostalgia de despedida para todos. Um helicóptero aparece para levar Rick a um lugar desconhecido. Michonne sai a cavalo em busca de Rick, se adentrando no meio de centenas de zumbis. Esta é a deixa para o começo da minissérie de Rick e Michonne, que veremos no próximo ano. E é isso, o Xerife mais parrudo das séries está oficialmente de volta a franquia.
Ainda teremos muito mais no universo de The Walking Dead, com Fear The Walking Dead ainda em exibição, Death City - com Maggie e Negan protagonizando a nova série, uma com Daryl em um novo país procurando por respostas, e a já citada minissérie de Rick e Michonne, tentando voltar para a casa.
Apesar de todos esses spin-offs oficiais, fica a saudade de um alicerce construído a anos por tristezas, alegrias e vitórias, para todos os fãs e apreciadores de The Walking Dead.
Afinal, "É a gente que sempre sobrevive". Faltou algum fato interessante neste último episódio? Deixe seu comentário.
Nos vemos em uma próxima série.