O espaço é um lugar curioso para muitas pessoas e nós aqui na Terra, não sabemos nem 0,001% do que pode existir.
Vamos enumerar algumas curiosidades para vocês terem uma noção das coisas.
1 - Apesar de ser considerado uma estrela de tamanho bem “na média”, o Sol é tão grande que caberiam um milhão de Terras em seu interior.
2 - Se fosse possível viajar até Júpiter, Saturno, Urano ou Netuno, nós não poderíamos passear sobre eles, uma vez que esses planetas não possuem uma superfície sólida.
3 - Em 1973, a tripulação da missão Skylab 4 protagonizou a primeira “greve” no espaço. Os astronautas queriam um tempo para poder olhar pelas janelas da nave e poder pensar.
4 - A Via Láctea, nosso endereço no cosmos, está viajando no espaço a mais de 550 quilômetros por segundo.
5 - E falando na nossa galáxia, no centro dela existe um buraco supermassivo conhecido como Sagitário A e ele conta com uma massa 4,3 milhões de vezes superior à do Sol.
6 - Os astronautas que viajam ao espaço não conseguem sentir quando suas bexigas estão cheias, portanto, eles são treinados para fazer xixi a cada duas horas.
7 - Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do Sistema Solar que não possuem luas.
8 - Como as ondas sonoras precisam de um meio para viajar, e o espaço não conta com uma atmosfera, o cosmos é completamente silencioso.
9 - O maior vulcão do Sistema Solar se encontra em Marte. Ele se chama Monte Olimpo, conta com mais de 600 quilômetros de diâmetro e, até onde se sabe, se trata de um vulcão extinto.
10 - Falando em luas, Ganimedes, principal satélite natural de Júpiter, é a maior lua do Sistema Solar. Se não orbitasse ao redor do gigante gasoso, esse astro seria considerado um planeta, já que ele é inclusive maior do que Mercúrio.
Bônus:
Saturno não é o único planeta com anéis no Sistema Solar. Urano, Júpiter e Netuno também contam com esses “adereços”, apesar de eles não serem tão viçosos e belos quanto os do Senhor dos Anéis da nossa vizinhança.
Em 2014, a rota da Estação Espacial Internacional teve que ser alterada três vezes para evitar que ela fosse atingida por lixo espacial se movendo ao redor da Terra a mais de 25 mil quilômetros por hora.
O que acharam? Se quiserem saber mais, sigam o MundialGeek nas redes sociais e não fiquem por fora dessa e mais curiosidades espaciais.