Conheça um pouco da vida e obra desse grande autor. Particularmente é um dos meus escritores favoritos, e foi com ele que eu aprendi a gostar do estilo de terror, suspense em todas as obras. O estilo gótico desse maravilhoso autor me cativou, e tenho certeza que chamara a atenção das pessoas que curtem uma boa leitura.
Allan Poe, Edgar
Poe nasceu em Boston, dia 19 de janeiro de 1809. Nasceu com o nome de batismo de Edgar Poe, e só após sua mãe falecer, com 3 anos de idade, foi adotado pelo casal Francis e John Allan, daí seu sobrenome do meio. Passou sua infancia com os pais adotivos, em Richmond. Edgar teve um ensino rispido por conta disso, e sua criatividade era enorme. Quando jovem, Edgar teve uma discussão com seu pai adotivo, e resolveu servir as forças armadas, ficando lá por 2 anos. Assim que voltou para casa, voltou com novas ideias, e resolveu escrever profissionalmente. Em Julho de 1827 publicou sua primeira coletânea de contos, intitulada "Tamerlane and Other Poems". Trabalhou em jornais e revistas da região, como crítico literário e colunista. Morou em várias cidades, uma delas Baltimore, onde se casou com sua própria prima, de 13 anos de idade, chamada Virginia Clemm.
O Escritor que marcou história
Edgar Allan Poe é respeitado no meio literário por vários pontos marcantes em sua carreira. Foi o primeiro escritor que resolveu viver somente das suas obras, na época tal feito era impossível, por isso Poe sofreu muito com isso, financeiramente, mas conseguiu. Foi o primeiro escritor a trazer a narrativa gótica em seus contos de maneira aberta, confessando que vazia seus contos para esses grupos específicos. Sofreu tanta pressão dos leitores desse nicho, que foi pressionado a fazer a maioria de suas narrativas neste estilo. Poe também publicou Os Assassinatos da Rua Morgue ("The Murders in the Rue Morgue"), em 1841, ficando registrado sendo a primeira história com narrativa policial investigativa (sim senhores, bem antes de Sherlock Holmes).
Descobriu o Big Bang antes de todos!
Escrevendo "Eureka: Um poema em prosa", em 1848, Poe previu o descobrimento da teoria do Big Bang oitenta anos antes do seu surgimento. Com isso também colocou em pauta precocemente o paradoxo de Olbers. E o mais interessante é que Poe ignorou os métodos científicos (afinal ele não era um cientista), e utilizou apenas sua intuição.
Morte Misteriosa
A morte do mestre o terror gótico é cheia de mistérios. Edgar Allan Poe foi visto pelas ruas de Baltimore em outubro de 1848. Ele estava com roupas que não eram suas, e caia agonizando no chão, com delírios alcoolicos. Foi socorrido e morreu 4 dias depois. Ele nunca conseguiu durante os 4 dias de dor que passou no Hospital, explicar oque tinha acontecido, dizendo apenas uma única frase: "Senhor, por favor ajude minha pobre alma".
Algumas obras do escritor
Listo aqui agora, alguns contos de que particularmente mais gosto do escritor, alguns bem famosos, outros nem tanto, mas recomendo a leitura para quem curte um bom conto clássico de terror.
Berenice: Um homem chamado Egeu, fascinado pelos dentes de sua amada, acaba por enlouquecer. Uma narrativa forte e perturbadora sobre cadáveres.
Os Assassinatos da Rua Morgue: O mais famoso do escritor, de fato. Conta a investigação de dois brutais assassinatos na rua que da nome ao conto. Tem como Protagonista o detetive C. Auguste Dupin, que usando sua grande inteligencia, desvenda o mistério.