Composta no ano de 1929 como canção original do filme Gold Diggers of Broadway, uma comédia musical típica desse período em Hollywood, ela ficou muito famosa mesmo quando tocada por Tiny Tim, nome artístico de Herbert Buckingham Khaury, um cara alto, imponente, cabeludo e com um sorriso no meio sinistro. A música apareceu em seu disco de estreia, God Bless Tiny Tim, de 1968, e ficou famosa o bastante para incomodar muitas pessoas. A canção não tem nada que a torne assustadora em uma primeira ouvida; analisando a letra, porém, é que começam a surgir alguns indícios estranhos: Tiptoe through the window/By the window, that is where I’ll be/Come, tiptoe through the tulips with me faz ver uma imagem de alguém caminhando nas pontas dos pés e se esgueirando para olhar algo através de uma janela. Isso, aliado à voz atípica de Tiny Tim e seus vibratos e falsetes me dão uma estranha sensação de que estou sendo observado enquanto a escuto. É como se as coisas parecessem lindas demais na letra, com flores e salgueiros e tal, mas ao mesmo tempo, é tudo exagerado, como se a beleza, a sutileza e as cores vibrantes escondessem algo meio que insidioso. A canção me causa essa sensação, de algo forçado, como se as coisas parecessem okay, mas de fato não estão. Na verdade, é como se ela escondesse algo. Não é à toa que a música aparece no filme Sobrenatural (Insidius), de 2011, dirigido por James Wan, em que uma criança fica presa num plano paralelo ao nosso sendo vigiado por um demônio que quer tomar seu corpo. Essa sensação de diversão exagerada, forçada, que a música transmite, é o que a torna capaz de assustar em seus meros um minuto e cinquenta.
Leiam comigo a letra da música:
Tiptoe Through The Tulips
Ponta dos pés através das tulipas
Tiptoe through the window
Na ponta dos pés através da janela
By the window, that is where I'll be
Pela janela, que é onde eu vou estar
Come tiptoe through the tulips with me
Venha na ponta dos pés através das tulipas comigo
Oh, tiptoe from the garden
Oh, na ponta dos pés do jardim
By the garden of the willow tree
Pelo jardim do salgueiro
And tiptoe through the tulips with me
E andar na ponta dos pés através das tulipas comigo
Knee deep in flowers we'll stray
De joelhos nas flores vamos desviar
We'll keep the showers away
Vamos manter os chuveiros longes
And if I kiss you in the garden, in the moonlight
E se eu te beijar no jardim, ao luar
Will you pardon me?
Você vai me perdoar?
And tiptoe through the tulips with me
E andar na ponta dos pés através das tulipas comigo.
Mas quem foi Tiny Tim?
Herbert Buckingham Khaury (64 anos) Conhecido artisticamente como Tiny Tim, foi um cantor norte-Americano. Na maior parte da carreira tocou ukulele, participou de musicais e foi arquivista. Ele é mais lembrado pelo seu hit "Tiptoe Through the Tulips", cantada com aquele alto falsete/vibrato de voz sinistro.
Nasceu em 12 de abril de 1932, Nova York, EUA.
Morreu em 30 de novembro de 1996, Minnesota, EUA.
Em Setembro de 1996, num festival musical, sofreu um infarto do miocárdio no palco. Sobreviveu e os médicos proibiram-no de atuar, mas ele nunca obedeceu. Dois meses depois, voltou a subir ao palco, em Minneapolis. Começou a cantar e teve outro infarto e morreu.
Sinistro, quer saber mais assuntos sinistros?
Siga o MundialGeek nas redes sociais e não fique por fora dessa e mais notícias do mundo sinistro da música.